quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fogão a lenha



Decorativo, económico e que não ocupa espaço, fogão a lenha volta a ter prestígio

Ele já foi a peça de maior utilidade na casa, passou a ser substituído por eletrodomésticos e agora voltou a ter prestígio.

Seja para seguir tendências ou promover um resgate das tradições antigas, o fogão a lenha, ainda muito encontrado em casas de pessoas mais velhas, voltou a ser moda na cozinha. Além dele, antiguarias, como panelas de ferro, são peças bastante procuradas. Além de servir como item decorativo de ambiente, a comida feita em panela de ferro torna-se muito saborosa.

Mais do que um utensílio decorativo, no inverno o fogão a lenha traz um sentido de aconchego ao ambiente. O fogão deixa a casa aconchegante, que nos faz lembrar a casa das nossas mães e avós.

No tempo das avós, o fogão a lenha tinha ‘mil e uma utilidades’. Além de ser usado para fazer comida e deixar a casa quentinha nos dias de frio, ele era utilizado para secar roupas, fraudas e calçados e conservar os alimentos de um dia para outro.

Na construção de muitas casas já pede-se que o arquiteto deixe um espaço para ele. Em cozinhas onde o utensílio não pode ser adaptado, uma opção é construir uma espécie de mini cozinha fora da casa, colocando o fogão a lenha ao lado da churrasqueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário