segunda-feira, 17 de agosto de 2009

* Matemática *


Evolução do ensino...

TRISTE REALIDADE!!!!!!!!!!


Relato de uma Professora de Matemática:

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à balconista 2,00€ e peguei na minha bolsa 8 centimos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1970, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 120,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 120,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é 100,00€.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 120,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é 100,00€.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )20,00€ ( )40,00€ ( )60,00€ ( )80,00€ ( )100,00€

4. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 120,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é 100,00€.
O lucro é de 20,00€.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

5. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 120,00€.
O custo de produção é 100,00€.
Se você souber ler coloque um X no 20,00€.
( )20,00€ ( )40,00€ ( )60,00€ ( )80,00€ ( )100,00€

2 comentários: